terça-feira, 9 de março de 2010

 
“Eu faço as minhas coisas,
  Você faz as suas.
  Eu vivo de acordo com as minhas espectativas,
  Você vive de acordo com as suas.
  Você é você,
  Eu sou eu.
  E se por acaso nos encontrarmos, será lindo.
  Senão, nada há fazer.”
                    Fritz Perls.



Esse texto de Perls ( criador da Gestalt Terapia ) por muito tempo (e ainda hoje) é mal interpretado, as pessoas leem e sentem um pouco de egoísmo nas palavras dele, mas nem é egoísmo..vou TENTAR explicar.

Quando ele separa onde ele está e o que ele quer da outra pessoa, não é por egoísmo, eu vejo mais como um ato de respeitar a si e o outro. Respeitar no sentido de aceitar suas vontades, suas espectativas, seu ritmo..e consequentemente respeita a vida do outro e aceitá-lo também. É viver "levemente" sem esperar tanto das pessoas, é da valor aquelas pessoas que aparecem na vida e soltá-las quando é preciso, não forçar situações e simplismente deixar acontecer. Quando leio também me ocorre a falta de misturas de personalidades..quero dizer, a posição que ele toma é de uma pessoa que assume o que é, sabe preencher o seu eu e não precisa se tornar como o outro para se sentir alguém.

Como vocês interpretaram?

2 comentários:

  1. por mim, é bem que ele quer viver a vida dele, mais se a pessoa que foi para longe voltar será legal..ou não. e que enquanto não ocorrer ele continuara vivendo a vida dele, as escolhas dele sem a ajuda de quem o deixou. q

    ResponderExcluir
  2. O segredo é cuidar do jardim. Quem ama, indica o caminho. A decisão de seguir ou não é sempre do outro. E se o amor for verdadeiro, as amarras que prendem um ao outro será o puro sentimento. E nada mais. ;)
    Respeitando um ao outro, e, se os caminhos se unirem, bem. Se não, segue-se sozinho, e lá na frente, outro caminho se juntará ao seu. E se não houverem outros caminhos, resta amar a sí-próprio e aprender que é possivel sim, ser feliz sozinho. =D

    Adorei!
    Beijo

    ResponderExcluir